Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Visões do outro Mundo, o interior...


Alucinações... ou loucuras... quem sabe?

Hoje voltei a entrar dentro de mim, voltei a percorrer as planicies do meu ser em voo picado e pousei perto do riacho onde costumo falar com Deus... Mas chamou-me a atenção uma porta no meio da vegetação, nunca a havia visto, entrei para espreitar. Estava lá um ser estranho, invisivel quase, cor de transparente... saudou-me... perguntei: quem és? Respondeu: Sou aquilo a que chamam diabo... Voltei: e que fazes aqui? respondeu: eu vivo em cada ser humano para que ele possa ter motivação, sou a força que o faz querer reproduzir-se e passar e saborear as coisas deste mundo. Era apenas um instrumento para salgar um pouco a vida, mas...

Olhei para ele e senti dentro de mim a agonia que vivia, vivia revoltado por não ter a sorte dos seres humanos. Ele queria que Deus fosse mais assim carnal, que todo o sentido tivesse no carnal e não só no espiritual, ele queria, sobretudo ter a sorte dos humanos e poder usufruir das coisas boas deste mundo que tem estas coisa para chegar ao espiritual.

Mas ele queria que o sentido tivesse nisto para que os anjos como ele também pudessem usufruir dos prazeres terrenos. "Os seres humanos que vivem só pelo prazer são como eu, também eles queriam uma vida com sentido primordial no carnal e não o contrário." Por isso ele os tenta conquistar numa revolta contra Deus. Mas Deus não pode mudar as coisas, ele sabe que só no espiritual está a verdadeira vida, o próprio mundo é instrumento na divinização do homem, por isso Deus não pôe entraves aos males que nos acontecem, aos invernos que nos surgem sem baterem à porta. E são as amarguras da vida que nos vão fazendo mais forte buscando o sentido noutras coisas...

Depois pensei nos imensos seres humanos que partem deste mundo em desespero de não poder ter uma vida carnal eterna... Enlouquecidos pelo bom sabor da vida mundana querem agarrar-se à vida, por isso Jesus disse feliz do que morre para esta vida, há-de nascer para uma nova vida... Mas este nascimento só se pode dar interiormente. dentro de cada um e por isso Jesus não se cansa de lutar por nós.

Tudo deu uma reviravolta, já estava ao lado do rio... Jesus sorriu para mim e... e desapareceu numa neblina repentina... acordei, ia esbarrando contra uma montra, afinal estava a andar na rua...

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindo...que assim seja sempre Rui.Oro por isso.

Maria-Portugal disse...

Que Jesus Ressuscitado,o Vitorioso de todas as forças do mal, possa encher cada alma para que tenha pleno conhecimento que o filho de Deus,Ele próprio que não outro,encarnou e sofreu e morreu só para lhe dar a chave da felicidade desde agora e para todo o sempre.

Mas o nosso comportamento deve ser de vitoriosos,porque somos filhos da Luz,do Amor,herdeiros da Promessa.

Sempre devemos manifestar a razão da nossa Espeança não tanto por palavras ,mas pelo testemunho da alegria que recolhe mesmo nas lágrimas.

E a ti Rui,discipulo actuante na seara do trigo despontante,assistido pelo Espírito que não foge,leva a alegria,o amor,o perdão,a esperança,a luz...
Oramos por ti...

ladoalado disse...

Ora bem se diz que o Diabo é o Pai da Mentira!
Quando, metaforicamente, pões nele a afirmação “vivo em cada ser humano para que ele possa ter motivação, sou a força que o faz querer reproduzir-se e passar e saborear as coisas deste mundo”, está a mentir-te descaradamente.
Fomos feitos de carne, à carne estamos em parte sujeitos, e assim foi por vontade expressa do Criador. Embora dotados de espírito, à semelhança divina, não somos anjos, somos seres humanos. Se existe a atracção sexual e desejo de procriação, não é às forças do Mal que os devemos, mas ao Senhor. Ele mesmo “homem e mulher os criou”, ordenando “crescei e multiplicai-vos”.
Não é pois necessário abdicar da condição humana para que o espírito que nos habita ascenda. Em todos os estados o caminho para o Alto existe e é possível percorrê-lo.
Sobre dois polos está fixado o eixo da Vida, sobre o qual nos movemos: o AMOR (Deus) e o NÃO AMOR (ausência de Deus). Se nos aproximamos do polo do Amor, o amor humano, nossa força de continuidade, inscreve-se no plano divino: uma pessoa dá-se a outra que a acolhe, oferecendo-se também. É belo, santo, magnífico, colaboração na obra contínua da Criação - elevação do espírito numa ascensão a dois, daí a alegria tão natural e desejável...
Se, pelo contrário nos aproximarmos do polo NÃO AMOR, então sim, teremos apenas a satisfação egoísta dos instintos primários: é o sexo pelo sexo, desordenado, asfixiante para o espírito, destruidor da harmonia da relação entre os seres humanos, com tudo o que ela pode ter de divino. O mesmo se passa em relação às outras coisas, ditas do mundo. Se temos cinco sentidos é porque o Criador nos presenteou com a possibilidade de nos recrearmos e sermos felizes, usufruindo de todas as delícias da Terra, saboreando-as, com excepção das que causam o MAL: a ganância, a inveja, a avareza, a ira, o desprezo pelo Outro...enfim, tudo o que impediu Caím de se elevar e fez sofrer o seu Irmão Abel. Como o tal diabo da metáfora...
Os males que nos acontecem – então como agora - são meros acidentes de percurso ou resultado do desprezo leviano pelo mapa orientador.
O segredo da legítima ALEGRIA, está em oferecer ao Senhor, em acção de graças, como uma consagração, todas as realizações do nosso dia-a-dia, boas e menos boas, mas feitas em espírito de verdade n’Ele, com Ele e por Ele.
Damos só ouvidos à PALAVRA e o diabo...que fique a falr sozinho!
Gostei deste bocadinho em que me puseste a pensar...Bem hajas, amigo!