Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mundo e mundos


Ontem à noite revi o Fiel Jardineiro, um filme que gosto muito e que fala da coragem na luta pela vinda de uma primavera à humanidade, em especial num continente tão martirizado pela dor e pelo sofrimento como o africano. Pensar que a Humanidade já conseguiu tanta coisa e ainda não consegue desdobrar-se para que não haja tanta dor e sofrimento, pensar que com tantos avanços na teologia, na filosofia, na ciência e no modos de pensar ainda se põe o crescimento económico acima de tudo.

A mim custa-me pensar que enquanto me queixo da minha vidinha, enquanto estou no quentinho do meu lar, muitos seres humanos sofrem a pobreza extrema, faz-me doer o coração. Nestes momentos se prestar atenção com os ouvidos da minha alma oiço o carpir triste que povoa o mundo, oiço o bater das lágrimas no chão, oiço a desolação do mundo.

Quer no mundo mais desenvolvido, quer no outro, o chamado de terceiro muitas dores povoam as almas dos homens, muita coisa oprime o ser humano não o deixando ser feliz e livre. Por isso importa não parar esta luta por uma Primavera que chegue a todos, é preciso gritar aos quatros ventos, apregoar um mundo novo, tocar nos corações humanos, fazê-los sentir o outro e as suas dores.

Olhando o mundo vejo choro, o choro dos ricos que no fundo de si sabem não serem livres, o choro dos pobres que acham a vida uma madrasta má, o choro dos remediados que crêem que a razão dos seus males está na injustiça de não serem tão ricos como os mais ricos, o choro daqueles que nada tem e que apenas pedem um bocadinho de pão. Oiço também o choro de tantos que procuram um sentido e que não encontram...

Mas ainda bem que há os outros, aqueles que mais clarificados interiormente, crentes ou não, lutam pela primavera, estes podem sentir o toque do Espirito Santo e a sua vida tem um sentido, na sua luta pela paz lançam sementes da Primavera à terra e esperam pacientemente a vinda da chuva do Espirito Santo, pois crentes ou não, todos sabemos no fundo de nós que este Espirito existe e que é este Espirito o motor por um mundo melhor!

Sem comentários: