Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de abril de 2008

A Revolução do Justo (Parte III)


A revolução de Cristo visa proporcionar uma vida qualitativa para cada ser humano, para tal será necessário mudarmos as prioridades mais profundas da nossa alma.

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus" (S. Mateus 5,1-16)

A lógica que conhecemos aponta-nos para temermos o futuro e para tentar a todo o custo ter uma vida boa, facto que nos faz procurar a riqueza e que nesta busca nos pode levar a procurar unico consolo nos bens materiais. Não que esta preocupação do ter não seja válida mas sim que somos chamados a muito mais do que isto. Bem aventurados os pobres de espirito porque não são escravos desta incessante procura de segurança, é a desconcertante nova de Cristo. Esta pequena frase das Bem Aventuranças aponta-nos duas dimensões de felicidade, a pessoal pois não seremos escravos desta preocupação desenfreada de riqueza e a social, pois agindo sem ter a prioridade da riqueza estaremos a agir no mundo de forma justa, procurando o bem de todos e não apenas o nosso unico bem.

Esta é a base da boa nova de Jesus, da revolução que Jesus quer instaurar. No fundo de nós Cristo chama-nos para não vivermos tanto a preocupação de consolo nas coisas deste mundo como condição para abraçar uma verdade profunda. Aos nossos olhos habituados ao mundo esta prioridade não faz sentido, mas aponta-nos o caminho para a procura de um sentido existêncial muito para além do que conhecemos. É aqui que entra o Reino dos Céus, um Reino diferente que assenta mais num estado de Espírito, uma leveza enorme que nasce de um profundo sentimento de tranquilidade e de paz. É esta profunda paz que Cristo quer trazer aos corações humanos e que só pode vir de Deus, não das seguranças que queremos comprar a todo o custo neste mundo, por isso sorte daqueles que não se preocupam em primeiro lugar com os consolos deste mundo pois serão totalmente livres no seu interior para abraçar a verdade divina. Não há nada melhor na vida de que o abraço consolador de Deus que é Pai e nada nos pode separar deste abraço a não ser nós próprios que continuamos a preferir querer ser escravos.

Se estás a pensar que a vida é muito curta e que não acreditas na vida depois da morte, pensa ao menos que uma consciência tranquila é a chave de uma paz mais profunda, cada ser humano não se pode sentir totalmente tranquilo sabendo que irmãos seus sofrem e é realmente no agir mais de acordo com o bem comum, numa óptica de amor que está o segredo da paz das pazes, uma paz profunda, uma consciência totalmente tranquila. Podemos enganarmo-nos a nós próprio dizendo que já possuimos a paz nas coisas deste mundo mas seria preciso vivenciarmos a a paz de Deus para percebermos o quanto estamos enganados, uma paz que o Pai permite que sintamos mesmo sem acreditarmos nEle. Além disso esta pobreza de Espírito proclamada por Jesus é a chave para uma sociedade mais justa, mais equitativa, onde cada um tem o que realmente precisa.

No fundo de ti és chamado a mudar as tuas prioridades, de forma a que a tua vida seja realmente uma luz desta revolução que há tanto tempo paira no ar... Bem Aventurados os pobres de Espirito, bem aventurado quem não é escravo da procura desenfreada de segurança, segurança financeira, segurança prazerosa, segurança afectiva em pequena escala. Jesus chama-nos a uma segurança afectiva numa escala mutio mais profunda, num sentido profundo que a nossa passagem neste mundo não é em vão e que realmente fomos uteis, que a nossa vida serviu para alguma coisa, ensinando-nos que só amando muito poderemos encontrar um tesouro dentro de nós:

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21

"Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo." Mateus 13:44

(Continua)

Sem comentários: