Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de abril de 2008

A Revolução do Justo (Parte II)


Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «Que pretendeis?» Eles disseram-lhe. « Rabi - que quer dizer Mestre - onde moras?» Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era ao cair da tarde. (Jo 1, 38-39)

Começo hoje com este excerto de São João que nos mostra a adesão dos discipulos a Cristo. Os discipulos estavam fascinados com este Cristo, que lhe tocava o fundo das almas, neles a revolução do Justo estava a começar a entrar. Afinal que Homem era aquele, que falava que era preciso criar o Homem Novo. Os discipulos sentiram que estavam ao pé da verdade, era muito consolador a presença deste Cristo nas suas vidas e a sua curiosidade acabou por ser mais forte, eles queriam saber quem era aquele homem, de onde vinha tanta autoridade, Sentiam que a verdadeira vida estava ali e seguiram-no. Esta pequena passagem contém um grande sentido teológico, enquanto não conhecemos Jesus e a nossa ignorância fala mais alto não nos sentimos atraídos por Ele mas quando começamos a sentir que existe ali algo de muito especial, aguçamos os sentidos e torna-se inevitável que queiramos saber um pouco mais do grande plano deste homem para a humanidade, sentimos que ali podemos encontrar um sentido para a nossa vida e a vontade de conhecê-lO começa a despontar na nossa alma.

É então que Jesus pergunta o que eles querem, Jesus sabia mas fez a pergunta para que fossem eles a aderirem por livre vontade, é que Jesus não nos obriga a segui-lO, deixa-nos livres para que possamos aderir a partir da nossa própria vontade. Eles responderam com outra pergunta, onde moras? Jesus não perdeu tempo a explicar, porque para O conhecermos verdadeiramente temos de O experimentar, temos de O conhecer, Jesus não perde tempo com discursos politicos para cativar os seus discipulos, Ele apenas mostra a sua vida e o seu modo de viver, daí a sua resposta "Vinde e vereis". E os discipulos foram, seguiram-nO, mergulharam intensamente na sua vida, no seu amor, na sua paz e só assim na experiência de vida com aquele nazareno o podiam ficar realmente a conhecê-lO. Estas palavras de Jesus continuam a ecoar para cada novo discipulo que sente curiosidade nEle, vinde e vereis.

Não podemos ficar do lado de fora para conhecer o Mestre, do lado de fora não podemos sentir a grande revolução que Jesus nos quer ofertar, do lado de fora não nos entregamos e não podemos sentir Deus pois Deus é amor, é entrega e só assim O poderemos conhecer, entregando-nos de alma e coração. Pode acontecer que depois O abandones, pode ser que acabes por optar por outros caminhos, mas só poderás dizer que O conheces penetrando no seu mistério profundo. Depois até podes querer abandoná-lo mas se não O procuraste e se não ficastes com Ele não podes dizer que O conheceste verdadeiramente. Daí que acho que todos deveriamos passar por uma experiência de catequese, pelo menos para percebermos melhor quem é este Jesus, que projecto quer Ele para a humanidade.

(Continua...)

Sem comentários: