Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de maio de 2008

A Revolução do Justo (Parte V)


O sentido do Cristão é seguir os passos de Jesus para uma transformação interior que lhe dará muita paz. Cristo convida-nos a encontrar a felicidade ensinando-nos que a vida é muito mais e que a morte é apenas mais uma fase da vida. Por esta lógica somos convidados a sermos felizes, aqui e agora, a aproveitar a vida para alcançarmos uma maturidade muito maior. Mas não é fácil permanecer neste ideal, sobretudo nos tempos que correm em que se dá tanto valor ao supérfulo, ao consomismo, ao comodismo e quem o fizer arrisca-se a parecer tolo aos olhos do mundo, um infeliz. Sendo cristãos nem sempre temos a alegria que nos espera presente porque o ruído do mundo cheio de alegrias relativas fazem-nos ficar de pé atrás, às vezes sentimo-nos sós neste caminho, desamparados e, principalmente nas tribulações poderemos pensar que somos orfãos.

Evangelho segundo S. João 16,20-23.

"Em verdade, em verdade vos digo: haveis de chorar e lamentar-vos, ao passo que o mundo há-de gozar. Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria! A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque chegou a sua hora; mas, quando deu à luz o menino, já não se lembra da sua aflição, com a alegria de ter vindo um homem ao mundo. Também vós vos sentis agora tristes, mas Eu hei-de ver-vos de novo! Então, o vosso coração há-de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Nesse dia, já não me perguntareis nada. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará."


Assim as nossas dores também nos são uteis, tal e qual como as alegrias, a dor é imprescidivel num bom crescimento e é a um "Ser" mais completo a que somos chamados, porque o que realmente interessa é alcançarmos a felicidade das felicidades, o sentido total, o amor pleno. No fundo aquilo que somos chamados é a sermos divinos.

À medida que nos formos construindo interiormente iremos alcançando uma paz interior que nos permitirá abrir os olhos para o unico caminho para um mundo melhor que seja um mundo edificante da pessoa sem injustiças.

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" ( S. Mateus 5,1-16)

À medida que formos crescendo interiormente e que deixarmos a revolução do Justo ocorrer dentro de nós, passamos a ver o mundo de maneira diferente, vimos felicidade onde os outros só vêem tristeza e vimos desconstrução onde os outros pensam estar o ser feliz, mas sobretudo passamos a perceber os enganos, as tristerzas e as dores que povoam os seres humanos. Já não olhamos com ódio e o nosso objectivo de luta está na edificação do outro. Não significa este ser manso que nos calemos perante a injustiça, mas que sim que abraçamos uma forma de luta assente na paz e no tocar as consciências. Se atacarmos com violência estamos a dar mais pretextos aos outros para serem piores, mas se atacarmos com o propósito de edificar o outro estaremos a obrigá-lo a olhar o seu lado negro e menos bom. E aqui encontramos outro foco de dor e sofrimento, o reconhecimento que temos zonas muito feias dentro de nós, este é talvez o maior dos sofrimentos porque implica o não gostarmos de algumas partes de nós e o orgulho não nos deixa mudar, felizes os que encararem o seu lado negro e sofrendo por ele existir o consigam mudar.

O propósito do manso é este de levar-se a si próprio e aos outros a reconhecerem o pecado que não os deixa ser livres para o amor... A mais precisa das revoluções...

1 comentário:

Dennys Silva-Reis disse...

Cada lágrima derramada neste mundo o Senhor as conta.... São delas que emanam um grande rio de tristeza.... Que ao encontrar-se com o rio de Deus é transformado em manciais de alegria... alegria plena do alto.... De onde tiramos forças para seguirmos e alcançarmos nossos proposítos....
Ensina-nos Senhor a tua Justiça!

Obrigado pela visita no meu blog...

Abraços