Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 27 de março de 2008

Ecumenismo e a Primavera do Espirito Santo


As religiões continuam de costas voltadas, muito centradas nas sua doutrinas, nas suas origens, negando e indo contra tudo o que vem de fora. Continua a existir muitas costas voltadas... Esquecemo-nos de que Deus é amor e como a sua essência é amor, Ele só pode amar. Acredito que as diversas religiões do mundo resultam da acção do Espirito Santo na vida dos homens, é Deus através do Seu Espirito Santo que quer moldar o homem, quer salvá-lo, quer torná-lo feliz... É Deus que quer que a humanidade aprenda o caminho da santidade, que se auto-transforme com a Sua ajuda. Assim ao longo dos séculos o Espirito Santo tem falado aos homens, tem inspirado a humanidade, fazendo sentir em cada coração que o destino da humanidade é muito maior e que não tem fim neste mundo que conhecemos. O Espirito Santo não se tem poupado a esforços e a humanidade continua a crescer, nos seus conflitos e nas coisas boas para alcançar uma realidade suprema. O homem é religioso por natureza porque em cada coração reside o Sopro Divino do Criador.

Isto tudo para dizer que as barreiras que as diversas religiões erguem não fazem sentido, não será preciso cada uma adoptar as doutrinas das outras, mas sim entrar em diálogo, unificar esforços por uma paz mais verdadeira e por fins humanitários mais elevados que as discussões teológicas e filosóficas. Não se pode pedir às diversas religiões que abdiquem dos seus principios mas seria importante que cada uma ofertasse o que mais de belo tem, num diálogo construtivo por um mundo melhor, mais justo, mais humano.

É esta a primavera do Espirito Santo no mundo, que só poderá ocorrer numa linha ecuménica entre todos. Outrora falava-se no corpo mistico mas a nova Primavera que quer surgir no mundo é um corpo muito maior onde muito diferentes partes e fracções religiosas entram em articulação e formam um verdadeiro corpo com Deus e em Deus. Cada religião não terá que abdicar das suas ideias e da sua fé porque em todas está presente a elevação do Homem ao Divino. Nesta nova humanidade o templo de Deus não teria paredes e como, ouvi a um amigo meu, apenas teria como tecto o Espirito Santo que abrigaria todo o género humano num objectivo comum, o ideal dos ideais, a paz na totalidade, a harmonia.

Utopia, talvez... mas é o sonho que comanda a vida e o caminho é para a frente!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tb acredito que nas "outras" religiões a acção do Espírito Santo actua,quando imprimida com o selo do "Amor".Não me passa pela cabeça os Católicos serem os únicos e exclusivos da Igreja a receberem esses dons.
Existe tanta gente boa sem nunca ter ouvido falar de Deus e, conseguem ser e viver muito mais felizes do que nós.